sábado, 27 de dezembro de 2014

Espreguiçar... Mude o resultado do seu dia a dia!

7 bons motivos para você se espreguiçar todos os dias.



O despertador toca e o barulho estridente atravessa o cérebro, tirando você do descanso profundo. Muitas vezes, a rotina atrapalhada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se.
Só que uma boa esticada é, além de deliciosa, uma grande amiga da saúde. Conheça sete motivos para você tornar o movimento um hábito indispensável no seu dia a dia.
1. Acorda o cérebro
"Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam e sua circulação sanguínea é ativada, mandando uma mensagem de alerta para cérebro", explica o ortopedista Fabio Ravaglia. Isso que ajuda a dar "aquele gás" na disposição, mesmo que seja uma segunda-feira cinzenta e cheia de trabalho pela frente. 

2. Dá mais prazer

Fabio explica que o ato de se espreguiçar libera endorfinas através dos músculos, hormônios neurotransmissores que são responsáveis pela sensação de bem-estar. Outro hormônio, a serotonina, também é liberada nesse processo, o que ajuda também a ativar a memória e a dar mais disposição ao corpo.  

3. Afasta dores de cabeça

O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular, afirma o especialista. Sendo assim, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar. 

4. Lubrifica as articulações

Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental, por isso, espreguiçar é uma maneira boa de deixar as articulações em ordem. 

5. Deixa o corpo de jovem

A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade. 

6. Reduz riscos de lesões

Se você é o famoso "esportista de final de semana", com certeza, sabe que antes daquela partida de futebol ou de umas braçadas na piscina é preciso fazer um bom alongamento. Entretanto, é importante que você estenda essa prática ao dia a dia, para evitar os problemas típicos desse hábito. "Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite", diz o ortopedista. 

7. Alivia a fibromialgia

Fabio explica que é cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações. 


Porém precisamos atentar para o seguinte:
Mesmo com o corpo parado, durante o sono o sistema nervoso envia impulsos elétricos para os tecidos musculares, provocando tensão na região. O ato de espreguiçar movimenta os músculos e ativa a circulação sangüínea, diminuindo a tensão e preparando o corpo para uma nova atividade.
Espreguiçar-se é tão benéfico para o organismo que praticamente todos os animais o fazem. Mas algumas vezes também pode causar dor. No músculo existem os fusos, estruturas que regulam o comprimento das fibras do tecido e não permitem que ele se estique demais. O fuso é um mecanismo de proteção; quando exageramos no alongamento, ele dispara a dor para avisar que é hora de parar.

Por isso, não podemos confundir, alongamento não causa dor. Para que o alongamento seja eficaz, ele deve ser suave, sem tensão muscular, parar antes da dor e associado a respiração. 

Com essas dicas, tudo vai dar certo... 

Espreguice-se mais... mudará o resultado do seu dia. 

Um forte abraço espreguiçado. 

domingo, 14 de dezembro de 2014

Pilates is a Concept - Pilates é um Conceito, uma Filosofia.

Olá, 
Hoje o post é com muita honra, honra por falar de Eve Gentry, Bailarina, que foi aluna de Joseph Pilates e passou a ensinar a Contrologia a partir de 1938 em Nova York. 
Assita o que Ela tem a nos ensinar sobre a "Contrology" de Joseph Pilates: 
- "Pilates não é apenas sequência de exercícios... Pilates é um conceito, uma filosofia."  


E veja agora um pouco da aula de Joe para Eve... enjoy...


Viva Joseph H. Pilates. Viva a CONTROLOGIA.

Permita-se autoconhecer-se... Viva em equilíbrio.

#studiomichelegiani #vidaemequilibrio

sábado, 6 de dezembro de 2014

VOLTEI...

Olá Pessoal, 

Não aguentei ficar longe de vcs... VOLTEI... 

Reativando o blog para novas dicas de Exercícios relacionados ao mundo do Treinamento Suspenso e Pilates.
Vou tb voltar com dicas de acessórios e roupas específicas para a prática dessas modalidades e tb falar do bem estar que elas proporcionam.

Confiram, semanalmente terá uma postagem interessante...

A dica de hoje é o SLING CORE, treinamento suspenso com o aparelho Sling Trainer.

Como vcs já sabem Eu e Cornell Coezijn desenvolvemos a técnica Sling Pilates em 2010 a qual trabalhamos com ela até final de 2013, divulgando para o Brasil inteiro e Alemanha através de aulas e cursos ministrados por mim, Michele Giani.
Em 2014, aprimorei essa técnica e chegamos a conclusão que Pilates só existe um, o Joseph H, Pilates, criador do método "Contrology", comercialmente conhecido como Método Pilates. Por isso lançamos a modalidade com o nome de Sling Core, técnica que leva os princípios do método Pilates e a suspensão e estabilizações do método Sling Training.
Ela vem com novidades, além de mais de 30 exercícios mais próximos ao solo, desenvolvi exercícios em pé. Avançando ainda mais nas possibilidades da Suspensão.

Vc que é profissional de Educação Física, Fisioterapeuta ou estudante dessas áreas, acesse o site da Sling Training Brasil www.slingtraining.com.br e veja as datas e locais dos próximos cursos.

Vc que quer ser aluno desse método, acesse minha fan page www.facebook.com/michelegiani.studio , ou mande um email para michele@slingtraining.com.br, Você será sempre bem vindo.

Até semana que vem, um abraço!