segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Pilates Solo - The Hundred - iniciando e progredindo

Essa semana iniciaremos a sequência do Pilates de solo como Joseph Pilates criou, fazendo parte de um repertório de exercícios do Pilates Clássico. 

Nome: The Hundred - CEM

Objetivo: Aquecimento, retorno venoso, fortacer o corpo integralmente, mantendo o power house (casa de força, músculos do core) engajados durante todo o movimento. 

Foco: Coordenar a respiração com o movimento dos braços. 

Repetições: 100 pumps (bombeamentos dos braços) 

Respiração: 10 completas, contando 5 tempos para inspirar e 5 tempos para expirar. 

Movimento passo a passo para iniciantes: 




1- em decúbito dorsal, barriga para cima, flexione os joelhos com os pés no solo. 
2- eleve uma perna de cada vez na posição de 90 graus de joelhos e quadris (posição: table top)
3- eleve os braços em direção ao céu e eleve cabeça até ficar com as orelhas entre os braços e o topo da cabeça em direção ao céu. 
4- mantendo a cabeça elevada com o olhar para o umbigo o tempo todo, abaixe os braços ao longo do corpo e flutuando-os comece os pumps, ou bombeamentos, inspirando em 5 tempos e expirando em 5 tempos. 
5- mantenha essa posição até contar 10 respirações profundas e longas de acordo com a contagem de 5 em 5. 
6- caso não aguentar a posição da cabeça, abaixe-a quando sentir necessário, mas continue o exercício até fechar 10 respirações.  
7- mantenha o power house, centro de força, conjunto de músculos: assoalho pélvico, abdominais, diafragma, engajados no movimento, numa manobra de contração, elevando-os internamento em direção ao peito.  
8- caso apresente dores nas costas durante esse exercício, mantenha os glúteos contraídos e as costas levemente apoiadas no solo, sem achatar ela por completo. Pois o importante é manter a força abdominal e o alinhamento postural. 

Progredindo: 




1- à medida que for dominando e coordenando esse exercício e sentindo que seu abdome já está mais fortalecido, é hora de progredir, mantenha o movimento coordenado dos braços e respiração e vá estendendo as pernas unidas em direção ao céu, com os glúteos e adutores contraídos, ativos, mantendo os calcanhares unidos durante todo o movimento. 
2- conforme for dominando, vá descendo as pernas em direção ao solo gradativamente. Até chegar a fazer o movimento 45 graus do solo. Mantendo a postura, força no power house, olhar para o umbigo, braços em movimento constante de bombeamento e respiração contínua de 5 em 5 tempos. 
3- descanse em posição de alinhamento e alongamento da coluna sobre o solo e sinta o efeito do exercício. 

Esse exercício é o primeiro da sequência do método Pilates de Solo, portanto deve ser feito com bastante cuidado. 
Estamos aqui para auxiliá-lo, nos escreva para esclarecer suas dúvidas e podermos melhor atendê-lo, contato@studiomichelegiani.com ou deixe seu comentário aqui em baixo. 

Até o próximo exercício, bom aquecimento e "enjoy".

Texto: Michele Giani 
Profissional de Ed.Física
Instrutora de Pilates, certificada pela Pilates Method Alliance

Criadora do método Sling Core.
Fotos: Easy Vigour

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pilates Solo - Ponte (Bridging)

Olá, 

Continuando a sequência que estamos propondo para o seu dia a dia de atividades, apresentamos o segundo exercício para a sua coluna ficar saudável e manter a drenagem visceral em dia.  

Nome: Ponte ou Bridging

Objetivo: aumentar a mobilidade de coluna e costelas, melhorar a força de isquiotibiais (posterior de coxa) e de extensores de quadril.

Foco: mobilidade da coluna, prevenção e tratamento da dor lombar.

Repetições: de 5 a 8 vezes.

Movimento passo a passo:

1- Deitar em decúbito dorsal (barriga para cima), com joelhos flexionados e pés apoiados no solo, na largura do quadril, braços ao lado do corpo sobre o solo e coluna em posição neutra (mantendo todas as curvaturas naturais).

2- Inspirar para preparar o movimento, expirando levar o púbis em direção ao umbigo, elevar o quadril do solo uma vértebra de cada vez, até estar apoiado no espaço da cintura escapular e ombros. Usando a contração de glúteos e mantendo os joelhos aproximados durante todo o movimento.

3- Inspirar alongando a cervical (nuca), expirando vá descendo uma vértebra de cada vez em direção ao solo, até descansar a coluna em posição neutra.

4- Assista o vídeo, retirado do youtube para entender um pouco mais esse movimento. 




Bom treino e até o próximo exercício!

Texto: Nathalia Guazzelli
Fisioterapeuta
Instrutora de Pilates 
Instrutora de Sling Core e Sling Training