quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pilates Day 2015 - Caxias do Sul - 09 de maio

Pilates Day em Caxias do Sul contará com vários novos promotores e apoiadores, para fazer desse evento uma grande celebração ao criador do método, Joseph Pilates. 
Quem ganha? Claro, é a nossa cidade: uma manhã de atividades que fazem muito bem para a saúde, inteiramente gratuitas, no dia 09/05, no Parque dos Macaquinhos


Pilates Day 2015: muito além do ensino do método. 
O Pilates Day foi criado pela Pilates Method Alliance (PMA) ®, associação internacional, sem fins lucrativos, dedicada a preservar os ensinamentos de Joseph. 
O evento terá aulas gratuitas, ministradas por Profissionais de Educação Física e Fisioterapeutas com a certificação internacional PMA® Certified Pilates Teachers, como:
  • ·         Studio Plié Pilates
  • ·         Studio Michele Giani 
  • ·         Clínica Dr. Fabiano Plentz
  • ·         Stark Pilates
  • ·         Academia Life Company
  • ·         Lara Pertile Pilates
  • ·         Manuela Parenti 
  • ·         Giselen Benedetti
  • ·         Studio UNIKA
  • ·         Danieli Moraes


O objetivo é tornar a técnica mais conhecida para a comunidade, dar oportunidade para as pessoas que nunca praticaram o Pilates, e também educar e motivar as pessoas para a prática de atividades físicas, levando uma nova experiência de movimento e conscientização corporal.

Em 2014, participaram mais de 100 pessoas, e tivemos cobertura e apoio na divulgação da Rádio Caxias. A expectativa para este ano é atingir aproximadamente 300 participantes.
Por isso, esse ano, 2015, firmamos mais parceiros:
- FSG - Faculdade da Serra Gaúcha, que colocará à disposição estudantes para aferir a pressão arterial e fazer avaliações posturais gratuitas dos participantes. 
- TV Caxias - com cobertura e divulgação do evento. 
- Black Tie - com a DJ Francesca 

Quando e Onde?
Dia 09 de março, sábado, das 9h30 às 12h, no Parque dos Macaquinhos.

Programação
- Orientação sobre alinhamento da pelve;
- Como ativar o power house (centro de força importante para a prática do método);
- Aulas de Mat Pilates (Pilates de solo).

Programação paralela
- Avaliação postural
- Aferição da pressão arterial
- Dicas de alimentação saudável
- Slackline (equilíbrio sobre a corda)
- Osteopatia
- Pedalada com as Gurias no Pedal
- Dj Francesca

Organização
Studio Plié Pilates Studio Michele Giani As Pequenas Grandes Ideias

Apoio
PMA Pilates Teacher FSG Faculdade da Serra Gaúcha | Tudo em Grãos|Yoo Boutique Dani Vist Running |Gurias do Pedal |Vip Produções Black Tie | Rádio Caxias | Tv Caxias 

Participe e traga toda família!!!


Um forte abraço, 

Michele Giani 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Homens no Pilates

  Há pouco tempo atrás podíamos ver mais mulheres praticando o método Pilates que os homens, mas hoje essa cena já mudou. Atualmente muitos homens aderiram a essa modalidade de atividade física pelos inúmeros benefícios que a técnica, criada por um homem, Joseph Hubertus Pilates (1883-1967), para homens, proporciona.
  

  Atletas do sexo masculino, como jogadores de futebol, por exemplo, descobriram como condicionar o corpo e usufruir dos benefícios obtidos através do método Pilates. Maior flexibilidade, equilíbrio, coordenação, resistência e agilidade são alguns desses benefícios que chamam a atenção do público masculino, além da grande procura pelo fortalecimento abdominal, o famoso “tanquinho”, o que chamamos no mundo do Pilates de “power house”, ou seja, casa de força, que por sua vez, melhora o desempenho físico e o principal, reduz o risco de lesões na coluna vertebral.

 Alguns, “Homens no Pilates”, todos alunos do Studio Michele Giani, podem nos exemplificar um pouco mais sobre a técnica a partir de seus depoimentos, como Eles veem o método Pilates:


“Além do condicionamento físico, nos propicia uma respiração mais equilibrada nos exercícios, de modo que ficamos mais fortes para as atividades do dia a dia.” Ricardo Gasparin, 45.

“Depois que comecei a fazer Pilates, melhorei muito a minha postura e me ajudou muito no alívio de algumas dores crônicas que eu tinha (coisas da idade). Eu entro na aula meio cansado e saio totalmente disposto. Essa mexida no corpo me faz muito bem.  Até para correr, que é o meu esporte favorito, melhorou minha postura e respiração, me deixando com mais perna.” Eleandro Luiz Stumpf, 50

"Faço Pilates há muito tempo, acho que pelo menos oito anos. O efeito que ele traz pra mim está principalmente no alongamento e na força abdominal. Meu esporte é o Tênis então o Pilates me ajuda muito..." Rudimar Borelli, 58

“Os benefícios são para o corpo e para mente. Primeiro o corpo se modifica, o abdômen fica mais forte e definido, as dores no corpo, principalmente as costas, diminuem ou somem. Com isso aumenta a autoestima e os prazeres da vida são mais bem absorvidos.” Francisco Antônio dos Santos, 53.

“Há anos que me incluo na lista de "ratos de academia". Eu gosto de ir à academia e ver os pesos se empilhando e aí fazê-los se mover. É um desafio e uma satisfação. Todavia, o corpo me impõe seus limites, seja em pequenas lesões derivadas da hipertrofia que afetam a força, a forma, ou na mobilidade que limita a execução perfeita. O método Pilates é bem conhecido pelo fortalecimento dos músculos abdominais, mas para mim seu principal resultado foi me ajudar a superar os indesejáveis, porém inevitáveis, efeitos negativos da hipertrofia na mobilidade e na prevenção de lesões graves.” Rogério Anselmo, 39.

O Pilates correspondeu as minhas expectativas dentro da necessidade de ter uma atividade física orientada por um profissional. O Pilates é importante porque ele trabalha dentro das minhas possibilidades sem causar riscos. Ele não tenta me reinventar, ele considera o que sou e a partir disso ele me ajuda a viver mais equilibradamente, entre corpo e mente. Sou eu que dou os meus limites.” Pedro Pozenato, 65

   A procura crescente pelo Pilates é de senso comum. Se você pensa que o Pilates é uma “modinha” e para o público feminino, não se engane, Pilates é para todos e todas!


  Busque uma atividade de seu gosto, para superar os seus limites, que lhe faça feliz, e que principalmente lhe proporcione bem estar, saúde física e mental.

Um abraço e te espero para a próxima aula de Pilates.


Michele Giani 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Entrevista: Saiba mais sobre o Sling Core, Blog de Tatiana Trivellato

Essa semana teve entrevista do Sling Core, no Ponto de Encontro para o Blog da Tatiana Trivellato. 
Obrigada Tati... 


Saiba mais sobre o método Sling Core


  • A convidada de hoje no Ponto de Encontro é a Michele Giani, proprietária do Studio Michele Giani em Caxias do Sul e responsável por ministrar o curso de Sling Core no Brasil. O método foi aprimorado e relançado em 2014 não só com um novo conteúdo programático, mas também com um novo nome, desde sua criação em 2010, era chamado de Sling Pilates. Me interessei muito ao ver a mudança no nome, em uma época em que todos tentam se aproveitar do nome Pilates. O Sling Core fez o caminho contrário e decidiu seguir carreira solo, tirando o Pilates do nome. Hoje a Michele vai compartilhar com a gente os motivos da mudança e falar mais sobre o método.
Boa leitura, Tati
 Michele, qual é a história do método Sling Core?
Minhas escolhas sempre foram em busca de novidades e desafios, pensando nisso procurei o método Pilates, o qual fiz a formação clássica em 2006. Trabalhando anos como instrutora de Pilates em uma academia, resolvi arriscar e abrir o meu próprio estúdio 5 anos depois. Foi então que comecei a minha busca por algo inovador.
Certo dia, meados de 2009, passei os olhos num programa da GNT e me interessei pela reportagem do método Sling Training, explicado pelo Fisioterapeuta Cornell Coezijn, alemão que trouxe o método para o Brasil. Rapidamente fui em busca de informações na internet para ver onde e quando seria o próximo curso e me inscrevi na mesma hora.
Após o curso, apliquei a técnica em muitos de meus alunos os quais relatavam ser de fácil execução, relaxante e divertido, porém a sensação muscular era totalmente diferente do método Pilates. E eu sabia que sim, pois pude sentir por muitos dias após o curso de Sling Training a sensibilidade e a organização muscular em meu próprio corpo. Dias após o curso, recebi um e-mail do Prof. Cornell com um convite para um projeto de criação de um método que fosse a junção do Pilates com o Sling Training. No mesmo instante em que recebi o e-mail, nem terminei de lê-lo, já havia respondido que sim. Meses de estudo se passaram, e em março de 2010, apresentei meu projeto para o Prof. Cornell. Ele, com o conhecimento do treinamento suspenso, e eu, com o conhecimento em Pilates clássico, resolvemos nomear a técnica de Sling Training + Pilates, porém por não ser um nome interessante comercialmente, mais tarde passamos a chamar de Sling Pilates. Em agosto de 2010, ministrei o primeiro curso de Sling Pilates com a responsabilidade de uma técnica inovadora, passando para as pessoas uma nova possibilidade de treinar o Pilates, agora em suspensão.
Mas, meados de 2012, minhas dúvidas internas começaram a aparecer, minhas verdades e valores começaram a falar mais alto. E decidi, em 2014, mudar o nome de Sling Pilates para Sling Core. Mas essa história, vou contar na próxima pergunta.
Qual foi o motivo da mudança do nome de Sling Pilates para Sling Core?
Em meados de 2012, o curso Sling Pilates estava muito bem, com muita procura por ser ser uma novidade. Porém, internamente eu não estava satisfeita. E de curso em curso, atualizações e congressos, decidi ir para Buenos Aires, na primeira South American Pilates Conference, onde começaram os meus primeiros passos para as mudanças com o Sling Pilates.
A mudança começou ao ouvir histórias de Lolita San Miguel, Brett Howard, Kathy Corey, Cara Reeser e Rael Isacowitz na conferência. Na segunda Conferência em 2013, tive o privilégio de uma longa conversa que com Peter Fiasca, um ícone do Pilates clássico. E a confirmação veio com a certificação internacional pela PMA (Pilates Method Alliance), em 2013, quando tomei a decisão da mudança.
Foi então que comecei a busca pelo melhor nome que se encaixasse com uma técnica de treinamento funcional suspenso, usando as bases e princípios do método Pilates e as resistências, estabilizações e apoios diferenciados do método Sling Training. E que eu pudesse transmitir a essência da técnica somente pelo nome, foi então que cheguei ao Sling Core.
A primeira turma foi em Agosto de 2014, 4 anos depois, num curso totalmente modificado, com nomes de exercícios específicos para cada movimento. Esse formato é baseado em sequências que se dividem em básico, intermediário e avançado, além de incluir exercícios em pé, o que difere dos exercícios anteriormente propostos pelo Sling Pilates.
Anteriormente o Sling Pilates era enraizado no método Pilates, com 34 movimentos, com os mesmos nomes dos exercícios do Mat Pilates. Mas, pela minha mente inquieta, o método não era Pilates, nunca teve a intenção de ser uma cópia, portanto a mudança foi necessária, pois Pilates é um só, o método clássico de Joseph Hubertus Pilates.
Gostei muito da frase de introdução da Tati: “decidiu seguir carreira solo”. Sim, o método Sling Core, agora é carreira solo.
Screen Shot 2015-03-31 at 3.01.14 PM
Quais são as diferenças entre os dois métodos?
O Sling Pilates era composto por 34 movimentos no solo, com pernas ou braços suspensos no Sling Trainer.
O Sling Core foi remodelado, alguns exercícios foram retirados da sequência e outros foram acrescentados, até chegar a uma sequência adequada para qualquer pessoa em qualquer idade. Ele é diferenciado, potente, profundo, moderno, ousado, interessante, isométrico e isotônico, contemplando 38 movimentos finais, com progressões que chegam até 3 variações em cada exercício, os quais foram nomeados de uma forma que lembram exatamente o modo de execução. Conservando as pitadas básicas ensinadas por Joseph Pilates, e do Hannspeter Meier, inventor do método Sling Training.
Através do treinamento suspenso, o Sling Core contempla força e controle através do núcleo, alinhamento postural, fluidez, precisão e concentração. Além disso o método se baseia no conceito “ Y ”, que é uma grande novidade: resistência cardiorrespiratória utilizando uma respiração conjugada com a ativação dos músculos estabilizadores profundos do “core” da forma correta.
O método Sling Core é indicado pra quem?
É indicado para qualquer pessoa em qualquer idade, de crianças a idosos. O método atende tanto um aluno que procura condicionamento físico ou um paciente indicado para reabilitação.
Existe algum risco ou contraindicações?
Não existe nenhum risco. É contraindicado apenas para pacientes pós-cirúrgicos de abdômen, antes dos 30 dias recomendados para a recuperação, sendo necessário um aval médico para recomeçar as atividades abdominais gradativamente.
Qual é o exercício que você mais gosta de fazer?
FC9A0243
Sou suspeita, pratico diariamente a técnica e gosto muito de todos os exercícios, mas já que tenho que escolher um, cito o “Caterpillar” ou “Lagarta”. Ele é um exercício intermediário e rico em benefícios, como o potente fortalecimento abdominal, aumento da frequência cardiorrespiratória, aumento do fluxo de oxigênio para o cérebro e a estabilidade da cintura escapular e pélvica.
michi 770Michele é formada em Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul /RS e formou-se no Método Pilates Original em 2006. Ela é membro da Sociedade Sling Training Brasil e tem formação em Sling Training e Sling Desk.
Michele acredita que devemos nos atualizar e nos manter motivados. Que não devemos acreditar em nada e experimentar tudo, para podermos tirar as próprias conclusões, descobrindo os nossos valores e nos tornando um exemplo para a sociedade.
Contatos:
 Fan page: michelegiani.studio
Instagram: michelegiani.studio

http://www.tatianatrivellato.com.br/blog/saiba-mais-sobre-o-metodo-sling-core/