Temos a tendência de ignorar algumas dores que sentimos, não dando a elas a devida importância.
É preciso lembrar sempre que, DOR, é um alerta que o nosso organismo está dando de que algo não está bem. DOR é um importante mecanismo de defesa e de preservação da vida do nosso organismo.
É importante que uma DOR seja devidamente valorizada e interpretada, para que se possa procurar eliminar a causa que deu origem a esta dor. Qualquer que seja ela, aguda ou crônica, tem sempre um fundo psicológico. Este componente psicológico é extremamente variável de pessoa para pessoa, e é modificado e influenciado por fatores culturais, étnicos, sociais e ambientais. Dores crônicas costumam ter ainda mais envolvimento emocional que as dores agudas, sendo as reações das pessoas as mais variadas. Há pessoas que, mesmo sentindo dor forte, têm perfeito controle sobre si. Outras, com a mesma dor, tomam atitudes irracionais, reagem de forma anômala frente ao stress da dor. Algumas se entregam, resignadas, e se habituam à previsão de sentir dor pelo resto de suas vidas. Outras encaram a dor, procuram ajuda médica e especialistas como fisioterapeutas e Profissionais de Educação Física, e a combatem, ou ao menos minimizam sua dor a ponto de levarem uma vida bastante normal e emocionalmente equilibrada.
A DOR AGUDA pode e deve ser interpretada como um sinal de alerta, já a DOR CRÔNICA não tem mais essa função. Uma dor pode tornar-se crônica pelos mais variados motivos, mas ela certamente não tem mais uma função de alerta ou defesa.
A dor crônica merece maior atenção por parte da medicina, fisioterapia e educação física modernas, pois é a dor crônica que acaba com a qualidade de vida, é ela que limita a movimentação, a agilidade, a atividade e o bem-estar das pessoas.
Visto isso, a DOR, sendo como um dos maiores focos de estudos dentro dos projetos de pesquisa da técnica Sling Pilates, pode-se observar gradativamente a melhoria na qualidade de vida de uma pessoa que há muito tempo sente dores, e com poucas sessões, de 6 a 8 sessões, os sintomas desagradáveis que a dor causa vão sumindo até quase não existirem mais. Por se tratar de um treinamento funcional em suspensão que relaxa, ativa e fortalece ao mesmo tempo a musculatura mais profunda e estabilizadora do corpo, Sling Pilates é uma técnica que causa conforto, agilidade articular, força e potencia muscular.
Viva bem! Experimente Sling Pilates.
Fonte: http://www.dor.med.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário